Foco em transformação digital e eficiência operacional: conheça Marcos Oliveira, VP de operações da Seidor Brasil

marcos-oliveira-seidor

Os passos agitados e a percepção aguçada não permitem enganos: os mais de 20 anos de experiência só aumentaram a motivação para trabalhar com tecnologia e inovação de Marcos Aurélio Oliveira, vice-presidente de operações que se uniu ao corpo de executivos da Seidor no Brasil em 2019.

Tendo passado por cargos de liderança como cliente no setor industrial, principalmente na área de siderurgia, Marquinhos, como é conhecido, também possui vasta experiência como fornecedor de projetos e serviços de Tecnologia da Informação. Ele conta que o processo envolvendo sua chegada à Seidor foi rápido e tinha um propósito específico.

“No primeiro momento, assumi a gestão da Seidor Véritas e começamos a trabalhar com foco nos processos, estrutura dos negócios e saúde financeira da empresa, antes de iniciar o processo de reestruturação e inovação. A partir daí nossos planos foram se expandindo", explica.

Em poucos meses, as atribuições cresceram e, hoje, Marcos Aurélio também apoia a gestão de outras duas empresas da Seidor no Brasil.

“Quais são os nossos planos com a minha vinda para a Seidor? Contribuir na gestão das empresas no Brasil, estabelecendo novas operações, como a Automação e TI Industrial, provendo soluções completas para nossos clientes na jornada da transformação digital, também com foco na Eficiência Operacional, ampliando nossa atuação pela Seidor Digital, que já possui vários cases em grandes clientes, tais como Vale, Natura, Hyundai e Porto Seguro, porém relacionados ao Customer Experience (CX)”.

Operação atual da Seidor e nossos novos rumos

Na visão de Marcos Aurélio, o desafio da Seidor passa por continuar evoluindo nossas competências em metodologias ágeis, aliadas às novas soluções digitais, provendo aos nossos clientes ganhos rápidos, periódicos, de baixo impacto e investimento.

Leia também: Entrevista com gestores: Seidor Espírito Santo conclui atualização do SAP S/4HANA na ADCOS

“A operação atual da Seidor já se consolidou na implantação e no processo de melhoria contínua do registro de dados para a operação e gestão das grandes e médias empresas, através dos ERPs SAP S/4HANA e SAP Business One — onde somos os maiores do país — e com produtos fiscais desenvolvidos na base SAP e hosting. Em 2018, iniciamos a realização de nossos planos rumo à nova geração digital, inicialmente com a aquisição de empresa especializada, hoje a Seidor Digital, assim como de uma Fábrica de Software, a Seidor Technologies, instalada no campus da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos. Hoje, qualquer empresa já tem acesso a um sistema, por mais simples que seja. Registrar dados já é algo que, bem ou mal, todos fazem. O momento agora é de analisá-los. O desafio passa a ser reunir e processar grandes volumes de dados, analisando-os de forma a conhecer o comportamento dos clientes (customer 360) e das máquinas, se antecipando às suas necessidades e provendo um cenário de adaptações e inovações contínuas”.

“Temos uma grande preocupação em possibilitar a instrumentação, automação e integração dos processos de nossos clientes, arquitetando soluções completas para eles. Não adianta nada promovermos sessões de design thinking ou de problem framing, e não poder ofertar uma solução end to end. Queremos desenvolver grandes parcerias com o cliente para juntos construirmos uma solução completa e uma execução focada em quick wins visando o resultado traçado no início”, completa Marcos.

Acompanhe todas as novidades da Seidor em nossa página no Facebook e no LinkedIn.

Autor:Seidor Brasil